Sítio Florescer

No Sítio Florescer todos os alimentos são cultivados por meio do sistema agroflorestal e são totalmente livres de agrotóxicos. Esse sistema é pensado sob uma visão diferente de agricultura, na qual a terra é entendida como um sistema vivo. Seus conceitos e práticas buscam imitar a dinâmica e o funcionamento natural das florestas. Dessa forma, culturas de ciclo curto, como as hortaliças, são associadas ao mesmo tempo e no mesmo espaço das árvores, que possuem ciclo de vida longo e, assim, a produção é realizada por meio de consórcios de alta biodiversidade. Da mesma maneira que ocorre nas florestas, a sucessão natural das espécies é o mecanismo de funcionamento desse sistema de produção. Por consequência de sua utilização temos uma taxa maior de sequestro de carbono e um solo cada vez mais fértil e rico em vida, que possui maior capacidade de armazenar e distribuir água. Todas essas condições atraem e possibilitam a vida da fauna e flora nativa. Trata-se de um sistema de ABUNDÂNCIA. Assim, podemos produzir alimentos ao mesmo tempo em que conservamos ou recuperamos a natureza.

Guilherme Perminio e Fernanda Rosas criaram o Sítio Florescer em 23/01/2014. Guilherme há oito anos estuda e pratica a agrofloresta e em julho de 2015 iniciou os plantios agroflorestais que alimentam a Cesta da Terra para a Mesa. Fernanda trabalhou com turismo ecopedagógico na chácara Asa Branca e desenvolveu um projeto envolvendo arte e educação ambiental em uma escola rural, que foi enriquecida por sua vivência de quatro anos em um Sítio no meio da Mata Atlântica. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e busca processar alimentos, prioritariamente agroflorestais, de maneira artesanal e justa.

Dentro do que a agrofloresta se propõe, acreditamos que o ser humano é parte de toda essa dinâmica da natureza e que, apesar do nosso comportamento enquanto espécie ser majoritariamente prejudicial, uma outra forma de interação é possível. Por meio dela podemos gerar alimentos, conservar os recursos naturais, garantir a justiça social no campo, a soberania alimentar dos povos e, além disso, gerar renda, pois se trata de um sistema economicamente viável aos produtores rurais.

Nossa equipe

O Sítio Florescer conta com uma equipe de sete pessoas.

Produtor agroflorestal:
Guilherme Bezerra Perminio

Educação e processamento de alimentos prioritariamente agroflorestais:
Fernanda Rosas

Organização de grupos de consumo e rede de comercialização:
Ana Elena Muler

Produção em campo:
Cleuvanio Souza dos Santos
Daniel Juvino da Silva
Francisco Juvino da Silva
Gilvanio Souza dos Santos



Venha nos conhecer!

Atendendo a muitos interessados nós criamos um programa de visitas! Recebemos grupos variados e também recebemos grupos escolares!

Nas visitas mostramos a área de produção dos alimentos agroflorestais e falamos de como esse sistema funciona. Assim, é possível ver todos os nossos cultivos de tubérculos, raízes, folhas e frutas e aprender sobre seu tempo de crescimento!! Também conseguimos identificar em campo algumas das relações ecológicas envolvidas.

As visitas são conduzidas pelo produtor agroflorestal Guilherme Perminio.

Se você tem interesse não deixe de vir nos conhecer!! Para isso envie e-mail para: 

[email protected]